domingo, 5 de agosto de 2012

Do café da manhã com ‘medialunas’ ao chá aristocrático




El Gato Negro: misto de cafeteria com loja de temperos, fica na famosa Avenida Corrientes, onde estão os principais teatros da cidade
Foto: Lucila Runnacles / Especial para O Globo

El Gato Negro: misto de cafeteria com loja de temperos, fica na famosa Avenida Corrientes, onde estão os principais teatros da cidade
Eles apreciam um café com amigos, muitas vezes acompanhado de acaloradas discussões políticas ou de sossegadas tardes embaladas por ritmos tangueiros. Esse é o costume de boa parte dos portenhos. E se o assunto são bares e similares, a capital portenha tem opções variadas. O governo da capital argentina fez uma seleção de estabelecimentos notáveis que — por conta da sua arquitetura, antiguidade e tradição — são parte inseparável da história dessa metrópole.
Em Buenos Aires, há dezenas de bares e confeitarias que fizeram e fazem parte da vida social da cidade. Um passeio por esses estabelecimentos dá uma boa ideia da nostalgia, do glamour e de como um simples encontro para tomar um café sempre pode se transformar em algo mais. O Café Tortoni, por exemplo, é uma visita fundamental para os turistas que circulam por Buenos Aires. Muitos desses edifícios já contam com o reconhecimento de patrimônio cultural da cidade.
— Todos os anos acrescentamos mais bares. Tanto moradores como a nossa comissão podem propor comércios para entrar nessa lista. Às vezes o lugar é famoso só no bairro. Para os vizinhos, o bar da esquina é muito importante e acaba virando um referência para a comunidade — explica Liliana Barela, diretora de patrimônio do governo de Buenos Aires.
Os bares que fazem parte dessa seleta lista recebem assessoria quando precisam fazer alguma reforma e o governo também organiza espetáculos musicais e atividades culturais nesses lugares. Mas, apesar disso, alguns acabam não resistindo ao passar dos anos e fecham as suas portas. Exatamente como aconteceu com a Confeitaria Richmond, que parou de funcionar no ano passado, para tristeza de muitos frequentadores. Assim, a turística Calle Florida perdeu um dos seus lugares mais emblemáticos.
Endereços clássicos que expressam a alma portenha
Atualmente, 72 estabelecimentos entre cafeterias, bares e confeitarias fazem parte da lista criada pelo governo da capital argentina e são considerados patrimônios culturais de Buenos Aires. Fizemos uma seleção de oito desses endereços clássicos portenhos, entre os mais famosos. Um time de lugares que valem a visita.
Sinuca com arquibancadas. Quem entra no bar Los 36 Billares, localizado na famosa Avenida de Mayo, sente que há uma onda nostálgica no local. E quem passa pela frente não imagina que no porão há dezenas de homens que se reúnem diariamente para jogar sinuca nas 16 mesas do estabelecimento. O assunto é tão profissional que o bar conta até mesmo com arquibancadas para o público. Com mais de 115 anos de história, o 36 Billares é um clássico de Buenos Aires. Reconhecido com vários prêmios por ter mantido até hoje a decoração original, o local já foi cenário de vários filmes, como o premiado longa hispano-argentino "O segredo dos seus olhos" (2009). Além do clássico café com croissants, esse lugar também conta com mesas de baralho, dominó e xadrez, no salão do fundo. E para os boêmios, durante a noite há uma variada seleção de shows musicais e de tango.
Los 36 Billares: Avenida de Mayo, 1.265, Centro. los36billares.com.ar
Nostalgia em San Telmo. Em uma das esquinas de frente para a Plaza Dorrego, o bar de mesmo nome chama os que visitam o pitoresco bairro de San Telmo para um café e um descanso. As mesas e o grande balcão têm as marcas dos que passaram por lá e deixaram nomes e declarações gravadas em suas madeiras. Em 1880, esse lugar era um antigo armazém. Dessa época ainda se conservam a máquina de café expresso e algumas gavetas de madeira onde eram guardadas as mercadorias. No fim de uma tarde de inverno, recomendamos um café em algumas das suas mesas. Quando o sol bate nas janelas do bar, a atmosfera nostálgica e o piso ganham um brilho especial. Famosos como os escritores Ernesto Sábato e Jorge Luis Borges já foram testemunhas desses momentos.
Bar Dorrego: Calle Defensa 1.096, Plaza Dorrego, San Telmo.
Do café da manhã com ‘medialunas’ ao chá aristocrático
A variada seleção de cafés, bares e confeitarias notáveis elaborada pelo governo de Buenos Aires inclui o tradicionalíssimo Café Tortoni e outros menos conhecidos, tal como o Las Violetas, em Almagro, que fica fora do circuito turístico da capital argentina.
Mais conhecido e mais antigo. Com 154 anos de história, o Café Tortoni é, sem dúvida, o bar mais conhecido da capital portenha e também o mais antigo. Ninguém menos que Jorge Luis Borges, Carlos Gardel, Federico García Lorca, entre muitos outros, sentaram-se em suas mesas para apreciar o vaivém de moradores e turistas. A especialidade desse tradicionalíssimo bar é a leche merengada, um sorvete com sabor parecido com o de baunilha. Todos os dias centenas de visitantes fazem fila do lado de fora para conhecer esse local cheio de história. Além de bebidas e refeições, durante a noite, há shows de tango nos dois andares do bar, mas é melhor fazer reserva para garantir um lugar.
Café Tortoni: Avenida de Mayo 825, Centro. cafetortoni.com.ar
Tango e ar parisiense. Colunas de mármore, espelhos, belos lustres e um ar parisiense dão um tom requintado à Confitería Ideal. Quem passar pelo Centro de Buenos Aires não pode deixar de visitar esse clássico local. Enquanto na parte de baixo da confeitaria alguns tomam café ou chá, no andar de cima turistas e locais participam de aulas de tango. Geralmente, bailarinos que rondam a casa dos 50 anos ou mais são maioria nas matinês da Ideal. E durante os fins de semana, o lugar também promove jantares com shows de tango.
Confitería Ideal: Suipacha 384, Centro. confiteriaideal.com
Pub com cerveja artesanal. Outro café que recebe o título de "Notable" é o El Federal, em San Telmo. Repare na arquitetura do edifício, original de 1864. Logo na entrada, um grande balcão de madeira com vitrais e um chão gasto convidam a entrar e saborear as especialidades da casa: cerveja artesanal e sanduíche de peru. Na parte dos fundos há outros salões com salames e queijos pendurados, uma tentação para qualquer visitante. Outro prato muito pedido é a picada (tábua de frios). E nos fins de semana, na hora do almoço, alguns artistas passam por lá para cantar tango. De noite a juventude portenha costuma bater ponto e o lugar vira uma espécie de pub dançante.
El Federal: Carlos Calvo 595, San Telmo.
Armazém de especiarias. Ao entrar nesse local, a primeira coisa que o visitante percebe é um forte aroma de canela, cravo-da-índia, cardamomo, curry e muitos outros misturados ao de café recém-moído. Além desses produtos e de chás de várias partes do mundo, o lugar também encanta pela decoração antiga e pelas especiarias vendidas ali. Em 1928, o estabelecimento era um armazém que comercializava temperos exóticos. Com o passar do tempo o lugar foi se aperfeiçoando e, além de vender condimentos, também virou cafeteria. O Gato Negro é um dos pontos de parada de muitos portenhos que trabalham ou passeiam pela tradicional Avenida Corrientes, famosa por seus teatros, parrillas e pizzarias.
El Gato Negro: Avenida Corrientes 1.669, Centro. elgatonegronet.com.ar
Famosos na parede. No início do Caminito, no turístico bairro de La Boca, está essa charmosa cafeteria que tem ar tangueiro e paredes cobertas com imagens de ilustres que fizeram parte da história política e artística mundial. As fotos confirmam que muita gente já passou por lá: desde o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso ao americano Bill Clinton, assim como o venerado Diego Maradona e o ator italiano Marcello Mastroianni. La Perla atrai turistas e também muitos vizinhos. Além das fotos, uma máquina de escrever, objetos antigos e uma vitrola dão um toque especial nessa decoração. Entre os clientes mais assíduos estão os locais que não abrem mão de um café da manhã com medialunas (croissants) e de turistas que não resistem aos bifes de chorizo e às abundantes tábuas de frios servidas ali.
La Perla: Calle Don Pedro de Mendoza 1.899, La Boca. barlaperla.com
Chá da tarde com classe. Fundada em 1884, a confeitaria Las Violetas foi durante muitos anos um local de encontro da aristocracia portenha. Hoje em dia, o lugar mantém o luxo e o requinte de outros tempos, mas agora os clientes que visitam o estabelecimento já não chegam de carruagem. Os enormes vitrais franceses, as vistosas colunas e o piso de mármore italiano continuam encantando os que tomam o clássico chá da tarde por lá. O carro-chefe desse horário é o prato María Cala, um pequeno banquete para três pessoas que inclui fatias de bolos, massas finas, folhados, doces, pães e suco de laranja.
Las Violetas: Avenida Rivadavia 3.899, Almagro. lasvioletas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário