quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JB encerra as suas atividades

Lastimável.  O Jornal do Brasil fechar as suas portas é como que se no final o período negro da Ditadura no Brasil saísse vencedor.  


O Jornal do Brasil e o Estadão representaram a última trincheira no período de obscurantismo. Enquanto O Globo e toda a rede Globo se colocava a serviço da Ditadura, e por isso se beneficiava de sucessivos investimentos  a fundo perdido estes dois Jornais se mantiveram íntegros, a ponto do Estadão suprimir em sua idade o período em que foi censurado.


O Jornal do Brasil, que tinha Henfil, Ziraldo, Zózimo entre outros no seu quadro, teve papel de destaque na cobertura crítica do AI-5, decreto que suspendia várias garantias institucionais e que instaurou a linha dura do regime militar de 1964. Em meio a pesada censura da época, o protesto contra o decreto veio na forma de um boletim meteorológico.


"Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos".  Uma forma inteligente de dar o recado. Deixa saudades de um jornalismo combativo, inteligente e nada subserviente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário