quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Empreendedorismo

Quanto mais você estiver disposto a aceitar as responsabilidades pelas suas ações, mais credibilidade você terá.

A melhor coisa que existe no mundo dos negócios é ter empreendedores como clientes. A melhor coisa que existe no mundo dos empreendedores é ter funcionários como empreendedores.

Quando eu comecei a Credit&Collector System, origem da i-Coll, eu não sabia exatamente quais seriam os serviços que eu ia oferecer, mas eu sabia desde sempre que tipo de cliente eu queria conviver: os empreendedores.

Como funcionário, eu já havia convivido tempo suficiente com a gerentada para saber o quanto ruim é ter o seu destino na mão de gerentes. Como empreendedor, eu sonhava com a possibilidade de colocar o meu destino na mão daqueles que mais admiro nesse planeta: os empreendedores.

Além do fato dos empreendedores darem a palavra final nas principais decisões da empresa, eu sabia que os meus dias seriam mais felizes, mais nutritivos, mais produtivos, mais positivos, mais empolgantes, se pudesse passar 80% do meu tempo metido com empreendedores.

O empreendedor pertence a uma raça diferenciada de seres humanos. Eles perseguem, encontram, visualizam e transformam os problemas do mundo em oportunidades de crescimento; enquanto o resto da raça humana - principalmente os gerentes - vêem os problemas do mundo como desculpas, ou pior, não conseguem ver os problemas do mundo.

Você, gerente, porque carrega um cracházinho no pescoço com o seu nome em forma de código de barras pensa que entende alguma coisa sobre trabalho, dedicação, metas, objetivos, energia, e o caramba a quatro, mas a grande verdade é que você não entende nada sobre essas questões enquanto não se tornar um empreendedor.

"Eu montei esse negócio para ter as 200 maiores construtoras do Brasil como clientes. Nos primeiros anos, nós conseguimos conquistar algumas grandes construtoras. A empresa cresceu, o número de funcionários dobrou, e os gerentes chegaram. Ah, os gerentes! Eles não compraram a minha Idéias das 200 Maiores. Os gerentes diziam que eu pensava muito grande. Fui convencido a seguir um caminho diferente com a minha empresa. Resultado, a empresa vive um grande marasmo, e hoje eu tenho um salário, não uma empresa", lamenta um empreendedor que conheci dias atrás. 

A gerentada que ele contratou anos atrás já se picou quando viu que o negócio "não tinha futuro".

Você provavelmente trabalha para um empreendedor. O cara provavelmente está sentado em uma cadeira a poucos metros de você. Valorize isso! Aproveite!

Empreendedor é Cabeça Aberta, Flexível, Criativo; Empreendedor é Positivo, Pensa Grande!

Experimente Pensar como Empreendedor ao invés de Agir como Funcionário - pare de dar desculpas para continuar ser pequeno, arrisque o pescoço para ser grande.

A maioria das pequenas empresas fracasssam porque a maioria dos colaboradores incluindo os sócios que chegam depois pensam como funcionários, e não como empreendedores. São avessos a risco. 

Se você está lendo o que eu estou escrevendo, é porque você de alguma maneira admira o empreendedorismo.

Se você admira o empreendedorismo, e se você admira o empreendedor que fundou a empresa que paga o seu salário, a melhor coisa que você pode fazer por ele é agir exatamente como ele agiria frente as situações que caem no seu colo.

O empreendedor espera que os seus sócios e funcionários tratem a empresa com o mesmo amor, cuidado, devoção, comprometimento e vontade maluca e incansável de avançar que ele tem.

É para isso que você veio.


NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.


QUEBRAR TODOS OS PARADIGMAS. Foi para isso que eu vim! E Você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário