sábado, 30 de abril de 2011

Next, o restaurante mais concorrido de Chicago



Prato do Next, o novo restaurante mais concorrido de Chicago / Foto: Sally Ryan / The New York Times
CHICAGO - Inspirando-se tanto nos cambistas do estádio de beisebol Wrigley Field, o campo do Chicago Cubs, quanto nas lojas de penhores, obcecados por dinheiro e comida em Chicago iniciaram um comércio frenético de entradas para um novo restaurante com lances que, em pelo menos um caso, chegaram a US$ 3 mil, para uma mesa perto da cozinha. A causa destes leilões amadores on-line no Craigslist e em outros sites é o Next, a nova casa do chef celebridade local, Grant Achatz, do aclamado Alinea. O Next não faz reservas pelo telefone, apenas pelo seu site. Assim, disputam-se refeições, com tudo incluído, por preços que começam entre U$ 45 e US$ 75.
É este valor inicial que levou a uma guerra de lances entre comensais ansiosos em provar um menu que exige um dicionário de gastronomia (um dos pratos é o caneton rouennais à la presse, par example) para ser melhor apreciado. Como noticiado no site Eater.com, dúzias de bilhetes foram oferecidos para a revenda, a preços que vão de US$ 500 (mesa para dois, em uma quarta-feira, às 21h30m) até um valor seis vezes maior, para uma mesa para seis, praticamente encostada no chef (mas este vendedor recuou e preferiu manter a sua reserva).

O restaurante, que fica em um distrito em rápido desenvolvimento a oeste do Centro de Chicago, vai mudar o menu a cada três meses para um diferente tipo, ou era, da culinária. O atual tem como inspiração Paris em 1906. Os preços também variam de acordo com a noite e a demanda. É algo que Achatz gosta de elevar a preços de passagem aérea (embora a comida certamente não seja de avião).
O chef Grant Achatz (à direita) na cozinha do Next: mesa por US$ 3 mil / Foto: Sally Ryan / The New York Times
Um aviso no site do restaurante diz que as entradas são "completamente transferíveis" - embora advirta que "vender os bilhetes por preços muito maiores do que seu valor inicial talvez seja ilegal". Mais de 20 mil pessoas registraram seus e-mails no site para serem notificados de mesas disponíveis, levando os proprietários do Next a limitar as vendas a somente duas mesas por pessoa.
Achatz, cuja história pessoal inclui a superação de um câncer, prefere não chamar tanto a atenção para a qualidade excelente da comida do restaurante. Ele diz que está mais entusiasmado com o potencial de variação de preços e a economia de trabalho que a marcação de reservas computadorizada permite. E embora afirme que esteja surpreso com atividade dos cambistas, o chef não necessariamente a desaprova.
- Você quase tem de dizer "que bom para eles" - reconhece. - Mas nós não ganhamos mais dinheiro por isso.


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