sábado, 26 de maio de 2012

Roteiro gastronômico por Madri passa por taberna subterrânea, mercados e restaurantes


Nos anos 70 e 80, Madri foi cenário de um dos movimentos de contracultura mais significativos da Espanha, a 'Movida Madrileña'. Grupos punks assumiram a cena musical, festivais de música foram organizados e novos cineastas surgiram com obras rompedoras como Pedro Almodóvar.

Aquele agito cultural dos anos pós ditadura franquista, regime totalitário encabeçado por Francisco Franco por quase 40 anos, já virou detalhe do passado recente do país, mas a capital espanhola parece não ter esquecido seu talento para romper paradigmas.

Veja bares e restaurantes que integram roteiro




Foto 11 de 25 - A Plaza Chueca e a estação de metrô Chueca são o ponto de partida para quem visita este bairro gay de Madri, famoso também pela grande variedade de bares e restaurantesEduardo Vessoni/UOL
Quando os assuntos são o entretenimento e gastronomia, os restaurantes e gastrobares de Madri reúnem tradição e inovação em um mesmo prato e conseguem surpreender os clientes com fome de novidade.
Na descolada e agitada capital espanhola, é possível almoçar no restaurante da família do ator espanhol Javier Bardem; jantar em tabernas subterrâneas localizadas sob um dos pontos turísticos mais famosos do destino, a Plaza Mayor; e até encontrar versões inusitadas de pratos tradicionais como a 'tortilla espanhola' servida em forma líquida em uma taça de coquetel ou as tradicionais 'tapas' em versões que mais parecem esculturas comestíveis.
Sem dúvida, as 'tapas' espanholas, como são conhecidos os aperitivos locais, são o produto gastronômico mais emblemático da cidade. Nos últimos anos, as 'tapas' deixaram de ser apenas um típico tira-gosto e passaram a ser também um item importante da alta cozinha espanhola. Basta circular pelos mercados gourmet ou pelos gastrobares da cidade para os clientes se darem conta de que a criatividade à mesa parece tão viva quanto na época daqueles agitados anos de revolução cultural.

Guia gastronômico de Madri

Vegetarianos e simpatizantes contam com diversas opções de comida sem carne animal como o Maoz (www.maozusa.com), uma rede de comida rápida inaugurada em Amsterdam, no início dos anos 90, que serve falafel acompanhado com ingredientes que são escolhidos em um buffet com verduras, homus e acompanhamentos como batatas fritas.
Para quem procura um ambiente mais formal, o Al Natural (www.alnatural.biz) serve refeições com preço único que incluem entrada, prato principal e sobremesa em um salão com ares de taberna. Para outras informações de cozinha vegetariana na capital espanhola, acesse: www.happycow.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário