quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Surpreendam-se

Todo aquele que é Pai vive as eternas preocupações com seus filhos.

O que eles serão? Um médico, um engenheiro, ...advogado. Engraçado que ninguém pensa em office boy, faxineiro, jardieiro...
Serão capazes de realizar alguma coisa,  comprar uma casa, um carro, casar, ter filhos.....
Enfim... tudo o que fazemos hoje é tentando idealizar a vida de nossos filhos no futuro.
Esquecemos que fomos cianças, que nossos pais também tinham um milhão de dúvidas, que também não acreditavam que fossemos capazes de andar pelas próprias pernas... e de repente, lá estamos nóis repetindo as mesmas preocupações, tendo as mesmas dúvidas.

Acho que tudo isso poderia ser muito mais simples.
Deveriamos nos preocupar apenas em dar bons exemplos, coerentes, de vida. Deveriamos conversar mais com nossos filhos, ouvi-los mais. Muitas vezes eles estão gritando de medo ao nosso lado e não os vemos, envoltos que estamos em nossos problemas, em nossa construção de uma vida.
Queremos que eles repitam nossas formulas, mesmo que não acreditemos nelas. Repetimos a exaustão que eles tem que fazer isso ou aquilo se querem ser alguém na vida.

E o que é ser alguém na vida? É ter um apartamento de 300m2, ou um carro de R$ 150.000,00, ou viajar três, duas, uma vez ao ano para o exterior.  Acredito firmemente que não. A felicidade não está no ter, e sim no ser.
Acho que nossa única obrigação nesse mundo é ser feliz. Uma pessoa feliz, tem amor pela vida, por si próprio, por alguém. É capaz de ter um orgasmo simplesmente olhando nos olhos da pessoa amada, e isso não tem carnê de prestação que pague.
Gostaria de dizer aos meus filhos: busquem apenas ser felizes...o que vier a mais é troco.  Surpreendam-se. Se deem esse direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário