quarta-feira, 1 de maio de 2013

Guia do mochileiro digital


Em algum momento da vida, você deve ter tido vontade de jogar a mochila nas costas e aventurar-se por uma viagem despojada, na linha pé no chão. Quem sabe percorrer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, ou cruzar o deserto do Atacama, no Chile. Ou, até, tentar avistar um disco voador nos céus de São Thomé das Letras, em Minas Gerais.

Para muitos, esse desejo é quase um rito de passagem - atirar-se à natureza sem luxo ou conforto, só com os itens mais básicos a tiracolo. O problema, nesses tempos conectados, é que mudou a percepção do que é essencial. Um ponto de acesso à internet pode parecer tão vital quanto água potável e uma bateria carregada, tão reconfortante quanto um prato de sopa em uma noite fria.
É por isso que criamos para você, aventureiro do século XXI, esse guia do mochileiro digital. Não é porque você vai dividir seu espaço com um gringo esquisito em algum albergue distante, que também terá de se privar das comodidades da tecnologia.
Para começar, a mochila. Já existem modelos com painéis solares, capazes de alimentar seu celular ou carregar a câmera fotográfica. O preço costumar ser um pouco mais alto que o de um similar tradicional - por volta de US$ 150, dependendo do modelo -, mas você não fica desprevenido e ainda ajuda a natureza.
Como deixar à mão seus dispositivos portáteis, aliás, é outro desafio. Mas os estilistas já sabem como agradar os fanáticos por tecnologia. A fabricante americana Scottevest, por exemplo, criou um casaco com 22 bolsos! No maior deles, dá para carregar até um iPad.
Os tênis também estão diferentes. Para provar aos amigos que você fez aquela trilha íngreme a pé, uma dica é usar o modelo Energy Boost, da alemã Adidas, compatível com o miCoach, um sensor que calcula desde a distância percorrida e as calorias gastas até quantos passos você deu. Dá para compartilhar tudo na internet.
Suar a camisa é regra nesse tipo de viagem, mas você vai querer poupar do esforço - ou da lama - as novas gerações de camisetas tecnológicas. Entre as novidades está um peça que detecta redes Wi-Fi. Uma luz acende no peito de acordo com a intensidade do sinal.
Quando se cansar, ouça boa música na Mini Boombox, da Logitech, uma caixinha de som que se conecta a seu celular via Bluetooth, que dispensa fios. Creia, é melhor do que ficar ouvindo seu amigo ao violão tocando a única música do Legião Urbana que ele conhece. Ou do Raul Seixas.
Última recomendação: Não deixe de levar uma toalha. Todo bom nerd sabe do que estamos falando. Em "O Guia do Mochileiro das Galáxias", novo clássico entre os fãs de ficção científica, a explicação é que a toalha serve para tudo. Pode ser usada como agasalho, travesseiro, cobertor, arma etc. Existe até o Dia da Toalha, em 25 de maio.
Agora, é só pegar a estrada e iniciar sua jornada solitária. Pelo menos até a primeira foto que você postar no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário