quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sopa de cebola do Ceasa está de volta; aprenda a receita francesa


A clássica sopa de cebola do Ceasa, que ficou famosa em décadas passadas, está de volta. Em um espaço ao lado de um dos portões do atual Ceagesp, a receita original será servida somente durante o inverno.

O publicitário Eduardo Affonseca, detentor da receita, afirma que a procura é grande por quem consumia a sopa nas madrugadas de antigamente.
"Naquela época não existia muita opção para comer tarde da noite. Era o café no aeroporto [de Congonhas] e a sopa no Ceasa", diz.
Affonseca diz que prometeu ao criador da sopa que manteria a receita "viva", mas jurou não revelar os ingredientes.
A sopa de cebola é um clássico da gastronomia francesa e é feita com uma boa quantidade de cebola caramelizada, além de caldo de carne ou frango.
A finalização é importante, já que a sopa é gratinada com uma fatia de pão e queijo ralado, o que confere um sabor todo especial.
Nesta edição do Boa Vida, o empresário que promove o retorno da folclórica sopa fala um pouco de sua história e o chef de cozinha Chico Ferreira, do bistrô Le Jazz, ensina a receita tradicional do prato. Veja o Video

SOPA DE CEBOLA
Ingredientes para seis porções
5 cebolas grandes cortada em meia lua bem fininha
2 talos de alho-poró picadinhos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal
2,5 litros de caldo leve de carne (não muito concentrado) ou frango já fervendo numa panela à parte
Um amarrado de ervas (alho-poró, salsinha, tomilho, folhas de louro)
Seis colheres de sopa de cebolinha picada
Seis fatias de pão Rústico (italiano ou português)
200g de queijo gruyère ou ementhal ralado grosso
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, acrescente a cebola picada bem fininha e refogue longamente. Essa é a parte mais importante da receita para o prato ganhar cor e sabor.
Siga mexendo sempre até que a cebola ganhe um aspecto caramelizado --deve levar cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da intensidade do fogo. No meio desse processo, acrescente o alho-poró.
Passado esse tempo, um caldinho caramelado deve ter se formado no fundo da panela. Acrescente a farinha e mexa dissolvendo bem, depois adicione o caldo de carne e o amarrado de ervas. Tempere com pimenta-do-reino e deixar ferver por cerca de 20 minutos.
Retire o amarrado de ervas, adicione sal a gosto (cuidado, pois o queijo já é salgado!) e coloque a sopa em seis tigelas que possam ir ao forno.
Cubra com uma fatia de pão rústico (como italiano ou português), com algumas cebolas da sopa e queijo gruyère ou emmenthal por cima.
Por fim, leve ao forno a 180o até gratinar. Na hora de servir, salpique com cebolinha picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário