quinta-feira, 1 de julho de 2010

Café com Sambuca

Italianíssimo

Flaming Sambuca.


  Famoso digestivo italiano, o licor Sambuca tem um forte perfume de anis e sabor de ervas aromáticas, extremamente leve e agradável. A base para a bebida são os óleos essenciais obtidos da estrela-de-anis, uma solução concentrada de açúcar e álcool puro. O resultado é um licor doce, com aroma e sabor de anis, e teor alcoólico de 42%, que pode ser servido puro, com café, on the rocks, ou com água e refrigerante de cola, tornando-se um refrescante long drink.

A primeira receita de Sambuca foi criada mais de 130 anos atrás em Civitavecchia, uma comuna de Roma. A história é que o nome Sambuca foi baseado nos navios do Oriente chamados Sambug, que traziam uma bebida à base de anis, inspiração para o licor italiano. Logo depois do final da segunda guerra mundial, em 1945, o comendador italiano Angelo Molinari modificou a receita e passou a produzir o Sambuca Extra Molinari, que ganhou fama na Itália durante a época da Dolce Vita, tornando-se uma das bebidas oficiais dos bon vivants.

Na Itália, depois do almoço ou do jantar, o Sambuca é um digestivo quase obrigatório, podendo ser consumido de diversas maneiras diferentes. No Caffè Coretto, uma dose de sambuca substitui o açúcar do café espresso, e o Sambuca con Mosca é o jeito mais popular de se apreciar o licor. São colocados três grãos de café na bebida (representando saúde, felicidade e prosperidade), que depois é flambada por alguns segundos para realçar o sabor do anis. A cara da Itália!
www.molinari.it 




FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário