segunda-feira, 21 de março de 2011

Lazer, prazer e ócio produtivo = Inspiração

O que é ser bem sucedido?


Até recentemente a ostentação de bens materiais era sinal inequívoco de sucessso. Mas isto está mudando. O carro do ano ou a casa com picina podem ter sido conquistados à custa de um cotidiano massacrante, ou de uma conduta duvidosa.


Algumas pessoas desejam outras coisas: sobretudo tempo, autonomia e reconhecimento. 


Uma pesquisa conduzida pela revista Sucess revelou que:



  • 62% acham que liberdade, na forma de tempo, é a melhor recompensa de uma vida de trabalho;
  • Outros votaram em "Ser feliz no amor" (vejam só...) como o símbolo do sucesso mais evidente, seguido de "Autonomia no trabalho.
  • Ser uma pessoa espiritualizada aparecem terceiro lugar. Considerando o mundo tecnológico em que vivemos...
  • Ficar mais tempo com os filhos aparece em quarto lugar. 
O bom profissional é avaliado pelos resultados e não pelo tempo que dedica ao trabalho. Ser bom profissional, hoje, requer adaptabilidade, flexibilidade, capacidade de adquirir novos repertórios, capacidade de aprender sózinho. Em troca este tipo de talento cobra um outro tipo de recompensa: a opção de trabalhar ao menos parte do tempo em casa, participar mais da vida dos filhos, enfim uma melhor qualidade de vida. Fazendo o que gosta, dispondo de mais tempo para as pessoas que gosta, desta forma esta pessoa se nutri para produzir mais e melhor. Afinal, 95% é suor - mas 5% é inspiração e em alguns negócios é esses 5% que contam. 

Uma relação de valores emergentes

  1. Trabalhar no Home Office - Nada impede que determinado tipo de profissional trabalhe desta forma. A tecnologia tornou isto possível. Em meu home office tenho dois acessos banda larga de 10Mg, telefone fixo e fax. Três linhas celulares, sendo duas com acesso 3g, Impressora a laser. Software para video conferência. IP fixo.  e ... vista para o mar, para a lagoa, para o sol se pondo na prainha. O que preciso mais?
  2. Ficar quanto tempo quiser com os filhos - Eu -participo de todas as reuniões da escola de meu filho, eu o levo ao dentista, eu trabalho a parte de leitura e interpretação, vamos ao cinema ao final da tarde na sexta-feira.
  3. Trabalhar em meu próprio negócio - Faço isto a 18 anos com bastante sucesso.
  4. Folgar as sextas-feiras - É um luxo que me concedo. As sextas faço um curso de líguas, pesquiso um novo rstaurante, vou a alguma exposição. 
  5. Um trabalho com causa - Estou desenvolvendo um trabalho junto ao CDI.
  6. Ser uma pessoa espiritualizada - dedico uma hora todos os dias ao estudo da Kaballa, sem nenhuma contradição com o meu credo religioso.
  7. Servir a comunidade - ainda não cheguei lá. 
  8. Viajar - para conhecer pessoas, lugares, costumes ... sem compras.
  9. Ócio criativo - não fazer nada, e mesmo assim saber que estou fazendo o melhor.
  10. Ler Fernando Pessoa, Eça, Clarisse Lispector e Machado de Assis;
Meus próximos passos serão no sentido de rever todas as minhas atividades profissionais: estou muito mais seletivo. Pretendo trabalhar cada vez mais com consultoria e dedicar muito mais tempo a atividade de palestrante. Dividir o meu conhecimento adquirido com outras pessoas e empresas com certeza será cada vez mais energizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário