sábado, 3 de novembro de 2012

Guia de compras na Flórida: o hors-concours Sawgrass Mills e os melhores outlets e shoppings



 Com o dólar instável nas últimas semanas, muita gente está se perguntando se ainda vale aproveitar uma viagem aos Estados Unidos para fazer compras. Com os altos impostos que pagamos no Brasil, a resposta é sim. Eletrônicos, roupas, calçados, cosméticos, artigos de cozinha, vinhos, chocolates, malas... a lista de itens que podem custar menos de dez vezes do que se cobra por aqui é imensa, mesmo com o dólar custando um pouco mais caro. Em qualquer período do ano é possível encontrar barganhas extraordinárias. Mas nada se compara à Black Friday, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos EUA, que acontece na quarta quinta-feira de novembro (neste ano, dia 24). Os preços despencam e há promoções inacreditáveis, como tênis de marcas conhecidas a menos de US$ 10. Muitas lojas abrem ainda de madrugada, com filas na porta. É um exercício quase selvagem, com disputa de produtos e shoppings lotados. Mas, se um dos propósitos da viagem é fazer compras, marque seu passeio pelos EUA para a segunda quinzena de novembro, coincidindo com a "Sexta-feira negra". Para montar um roteiro de compras por Miami e arredores, visitamos alguns shoppings, entre eles o gigantesco Sawgrass Mills, em Fort Lauderdale, um outlet cujos preços são inversamente proporcionais ao seu tamanho, assustadoramente baixos. Imagine se fosse na Black Friday...
Sawgrass, o shopping preferido dos brasileiros: modo de usar
É muito fácil reconhecer nossos compatriotas que visitam o Sawgrasss Mills: somos os mais carregados de compras - alguns levam as sacolas num misto de malabarismo e musculação. Aqui no Boa Viagem nós já tínhamos constatado esse apreço que brasileiros nutrimos por esse shopping: basta entrar na nossa página em oglobo.globo.com/boa-viagem para ver que a reportagem que fizemos no fim de 2009 sobre compras na Flórida, destacando esse outlet de Fort Lauderdale, está invariavelmente entre as cinco mais lidas do site, resultado de acessos via ferramentas de busca. Foi essa quantidade imensa de leitores interessados no assunto que motivou essa nossa nova visita ao Sawgrass.
O shopping está a menos de uma hora ao norte de Miami, e também dá para para fazer um pit stop na ida ou na volta a Orlando, com um curto desvio de rota. O ideal é chegar cedo (abre às 10h de segunda-feira a sábado, e às 11h aos domingos), para garantir uma vaga boa para o carro, o que facilita na hora de guardar as compras. Quanto mais cedo, menos tumulto e mais tempo para ver com mais calma cada uma das lojas. Bem, cada loja é maneira de dizer, porque são 350 delas, algumas gigantescas, como as âncoras - só a Target e a Brandsmart, onde é possível encontrar quase tudo, já seriam capazes de ocupar um dia inteiro de um comprador voraz.
Para 2012 está prevista uma expansão do shopping, com mais 20 lojas, ampliando a oferta de marcas, que já é das mais atraentes: tem Lacoste, Lego, Puma, GAP, Victoria's Secret, Guess, Hugo Boss, Polo Ralph Lauren, DKNY, Fossil, Giorgio Armani, Swarovski, Prada, Burberry, Tommy Hilfiger, Levi's, Banana Republic, Valentino, Zegna, Aeropostale e muitas outras. Uma seleção que, cada vez mais, ganha marcas de luxo, concentradas especialmente na área vip do shopping, The Colonnade Outlets, onde fica boa parte das melhores grifes. A lista não se resume às marcas de roupa: há Le Creuset (de panelas), Godiva (chocolates), L'Occitane (cosméticos), TAG Heuer (relógios) e outras lojas especializadas.
Apesar do tamanho, não é difícil se orientar pelo Sawgrass, bastando para isso pegar um mapa. São seis setores diferentes, cada um com uma cor. Para facilitar vale a pena marcar as lojas que serão visitadas, assim é possível montar um roteiro lógico, passando por elas sem precisar ficar indo e voltando - o melhor é visitar o site antes, já fazendo uma seleção do que interessa. Além das lojas, há cinemas, clube de bilhar e diversos brinquedos para crianças e adolescentes, como carrossel, bungee jump e parede de escalada. E, para comemorar os 20 anos do shopping, agora há uma coleção de arte permanente, uma espécie de "Alligator Parade", com esculturas inspiradas na Flórida feitas por artistas plásticos variados. O Sawgrass oferece ainda internet wi-fi gratuita.
Se nos dias comuns chegar cedo é recomendável, na Black Friday é praticamente obrigatório. Quando visitamos o shopping, em 2009, chegamos de noite. Mal dava para andar pelos corredores, e as ofertas mais espetaculares já havia acabado. Ainda assim, foi possível comprar um par de tênis por US$ 10 e um pacote com dez pares de meias de boa qualidade por uns US$ 5. Mas era a xepa. Nessa nossa última visita mais recente, os brasileiros, se não eram maioria, eram os que mais compravam, certamente, aproveitando ofertas como uma Sansonite que custa cerca de US$ 300 em outras lojas dos EUA (e mais de R$ 1 mil no Brasil) por US$ 189,99. Gostou do preço? Pois quem compra uma segunda mala da mesma linha tem desconto de 50% no seu valor.
Como os valores de malas também são uma piada em relação ao que pagamos aqui, uma boa estratégia é deixar para comprar alguma assim que chegar lá, o que ajuda a acomodar e transportar as compras. Carrinhos podem ser alugados com essa função. Quem quiser economizar pode recorrer às grandes lojas, como Target, que colocam à disposição dos clientes imensos carrinhos parecidos com os de supermercado. Dá para pegar um emprestado por um dia, sem problemas.
Outra boa loja para comprar malas é a Discount Luggage Outlet, que trabalha com várias grifes, como a própria Samsonite e a Gabbiano (um conjunto com três boas malas dessa última pode custar US$ 199 na promoção). Já a linha que traz desenhos do brasileiro Romero Britto é mais cara. Uma única mala custa US$ 600, mas ali ela pode ser encontrada com desconto de 50%, por US$ 300.
Caminhando pelo Sawgrass, os preços são capazes de deixar o menos consumista dos seres com a mão coçando para pegar a carteira. Na Game Stop, por exemplo, um Wii, videogame que no Brasil dificilmente será encontrado a menos de R$ 650, custa apenas US$ 149 (e os cartuchos, a partir de US$ 9). Na Elegance Perfumes, um Givenchy Pour Homme de 100ml sai por US$ 45, enquanto nas lojas brasileiras custa mais de R$ 300 (esse valor é para uma unidade, porque cada novo frasco, mesmo que de outras marcas, dá mais descontos). Uma sandália da Crocs, na loja da marca, custa cerca de US$ 22 (enquanto por aqui é raro achar alguma coisa por menos de R$ 70).
Marcas como L'Occitane e Godiva, no Sawgrass têm preços populares, com descontos que chegam a 75%: quatro sabonetes líquidos de meio litro da grife provençal, por exemplo, podem custar US$ 20 e com US$ 10 é possível comprar quantidade de chocolate (belga, diga-se) suficiente para agradar uns três chocólatras.
Além das 350 lojas, há vários quiosques espalhados pelos corredores. Neles é possível encontrar boas ofertas, de relógios, perfumes e miudezas, como piercings, fantasias infantis, brinquedos e cremes para o corpo. Mas os vendedores podem ser chatos e insistentes, abordando as pessoas em português (muitos deles são brasileiros) e espanhol. Se não quiser comprar, não dê trela.
Serviço: Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h30m; aos domingos, das 11h às 20h. 12.801 W. Sunrise Boulevard. Sunrise.sawgrassmills.com
Carpas, casamentos e grifes de luxo
A maioria dos brasileiros que faz compras na Flórida procura as irresistíveis ofertas dos outlets e das grandes lojas de rede. Mas uma parcela crescente dos viajantes vai mesmo é atrás das marcas mais caras e famosas do mundo, pelas mesmas razões dos outros: comprar a preços bem mais baixos do que os praticados no Brasil, além de ter acesso às mais novas coleções de roupas, calçados, joias e até livros. Para esse público, o Bal Harbour Shops, com mais de cem lojas de luxo, é uma espécie de playground.
- Nós somos os recordistas em vendas, nos Estados Unidos, entre todos os shopping centers, se considerarmos a relação entre a área construída e o volume de dinheiro gerado. São cerca de US$ 8 mil por metro quadrado, apenas no primeiro semestre deste ano. Isso significa cinco vezes mais que a média nacional - diz Carolyn Travis, a diretora de turismo do shopping.
Observando as cifras que estampam as vitrines, e os clientes (muitos brasileiros) fazendo malabarismo para equilibrar tantas sacolas grifadas, fica fácil acreditar nela. A exemplo do Sawgrass, os brasileiros somos os mais carregados de bolsas. Fica fácil reconhecer os nossos compatriotas só de olhar.
- Conversando com gerentes de lojas e vendedores, todos concordam que o Brasil é hoje um dos que mais gastam com as marcas de luxo que compõem o nosso portfólio - conta Carolyn.
O time de grifes, realmente, é de encher os olhos e esvaziar os bolsos: Salvatore Ferragamo, Chanel, Ermenegildo Zegna, Bottega Veneta, Yves Saint Laurent, Valentino, Piaget, Carolina Herrera, Louis Vuitton, Chloè, Oscar de la Renta, Lacoste, Cartier, Dior, Marc Jacobs, Vilebrequin, Fendi, Dolce & Gabbana (e D & G), Giorgio Armani (e Emporio Armani), Just Cavalli, Hermès, Prada, Ralph Lauren, Tiffany & Co, Versace, Bulgari... As preferidas dos brasileiros, segundo a direção do shopping, são Chanel, Dolce & Gabbana e Gucci.
O Bal Harbour foge do estilo vigente, tipo caixotão de concreto, e tem áreas abertas, muitas plantas e laguinhos cheios de carpas e tartarugas. É realmente um lugar agradável. Esqueça aquela história de corredores lotados, lojas abarrotadas de gente, confusão. A foto principal que ilustra essa página é um retrato fiel do lugar. O ambiente é tranquilo, e os vendedores atendem calmamente, porque geralmente são poucos clientes por dia. Mas é gente que gasta, e muito.
O time de restaurantes é ótimo, e há quem vá até lá só para almoçar ou jantar, ou quem sabe para o chá da tarde no Lea's Tea Room & Bistro, onde também é possível tomar café da manhã ou fazer uma refeição à francesa. A novidade, inaugurada em janeiro, é o japonês Makoto, um daqueles lugares que fazem valer a esticada até o shopping, que está a cerca de 15 minutos de South Beach. Mas o francês La Goulue e, principalmente, o italiano Carpaccio, cada qual com a sua mais que agradável varandinha, são os mais populares, e vivem lotados na hora do almoço. Sobre as mesas, muitas e muitas taças de champanhe.
Mas, para os fashionistas, a melhor pedida gastronômica talvez seja entrar na Neiman Marcus e se sentar em alguma das mesas do Zodiac, restaurante moderninho decorado com quadros coloridos, que funciona nessa loja de departamentos de luxo. A garrafinha de 187ml do Perrier-Jouët Grand Brut custa US$ 18, e acompanha muito bem vários dos pratos da casa, como os camarões grelhados com queijo de cabra, aspargos e vinagrete de romã - uma das receitas marcadas com a imagem de uma moça esbelta. É a cozinha para uma vida saudável, explica o menu, que tem saladas, sanduíches e pratos leves.
O complexo inclui ainda três hotéis, por enquanto: o One Bal Harbour Resort & Spa; o Sea View Hotel, construído em 1948, cada qual com seus bons restaurantes, e o novo Quarzo Bal Harbour, um hotel butique com quartos espaçosos e charmosos. Em janeiro de 2012 vai abrir as portas mais um, o St. Regis: serão três torres envidraçadas, com quase 200 apartamentos, além de 24 residências e um spa que promete chamar a atenção nessa cidade que adora esses centros de relaxamento e beleza. Quem estiver hospedado em Miami Beach, pode pegar um ônibus gratuito para o Bal Harbour, que passa em alguns dos melhores hotéis, como W, Eden Roc, Fontainebleau, Ritz Carltone e Canyon Ranch.
Para os mais animados, dá até para se casar no Bal Harbour. A gerência cuida de todo o planejamento, e organiza a festa numa área com linda vista para o mar.
Serviço: Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h; aos domingos, de 12h às 18h. 9.700 Collins Avenue. Bal Harbour. balharbourshops.com
Para continuar comprando
AVENTURA MALL: Outro shopping queridinho dos brasileiros, fica num subúrbio de Miami, ao norte. Tem um bom mix de lojas para todos os bolsos. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h30m; aos domingos, de 12h às 20h.19501 Biscayne Boulevard, Aventura. aventuramall.com
BAYSIDE MARKETPLACE:Ganha pontos pela boa localização, em Downtown, de frente para o mar. De lá partem vários passeios de barco. Aberto de segunda-feira a quinta, das 10h às 22h; sextas e sábados, das 10h às 23h; aos domingos, das 11h às 21h. 401 Biscayne Blvd., R106, Miami.baysidemarketplace.com
DADELAND MALL: Inaugurado em 1962, pertence à Simon Malls, a mesma rede de shoppings do Sawgrass. Fica próximo à US-1, no sentido sul, perto de Coral Gables. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h30m; aos domingos, das 12h às 19h. 7535 Dadeland Mall, Miami.simon.com/mall
DOLPHIN MALL: É o outlet mais próximo de Miami e, por isso, atrai muitos brasileiros. São mais de 200 lojas, uma lista bem variada. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h30m; aos domingos, das 12h às 20h. 11401 N.W. 12th Street, Miami. shopdolphinmall.com
PREMIUM OUTLETS: Fica um pouco mais afastado, no caminho para as Keys e o Everglades. Segue o padrão dessa rede de shoppings: boas lojas, com ótimos preços para quem se dispõe a pesquisar. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h; aos domingos, das 11h às 18h. 250 East Palm Drive, Florida City. premiumoutlets.com
VILLAGE OF MERRICK PARK: Em Coral Gables, segue a mesma linha do Bal Harbour, com grifes de luxo num local com bonito paisagismo, áreas a céu aberto e boas opções gastronômicas. Várias marcas se repetem, mas o Village tem um perfil um pouco mais, digamos, popular, com Banana Republic, Benetton e Tommy Bahama. Quem pensa em ir até lá pode imprimir no site do shopping um voucher que pode ser trocado por um carnês de cupons com várias promoções. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h; aos domingos, das 12h às 18h. 358 San Lorenzo Ave, Suite 3000. Coral Gables. villageofmerrickpark.com
BEST BUY: Quem não vai a Nova York tem na Best Buy uma das melhores redes para compra de câmeras fotográficas (e equipamentos eletrônicos, de uma maneira geral). bestbuy.com
BRANDSMART: Ótima para artigos eletrônicos e de informática, além de itens de casa e cozinha. brandsmartusa.com
TARGET: Uma espécie de supermercado, onde é possível encontrar de tudo, de roupas, brinquedos e chocolates a vinhos e eletrônicos. target.com
WALMART: Segue a mesma linha da Target, um supermercadão onde se pode comprar de quase tudo. walmart.com

 

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