terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fragmentos de minha infância

Tenho muito poucas lembranças de minha infância. Acho que deve ser assim mesmo com a maioria das pessoas. Mas gostaria de me lembrar mais.


As poucas lembranças me remetem a nossa casa em Porto Alegre, na avenida Sete de Setembro. Era uma casa de madeira muito grande. Tinha um quintal enorme, muitas árvres frutiferas --- tinha de tudo, até um parreiral cheio de uvas.


A casa tinha um porão. Nunca entrei nele. Acho que tinha medo do que poderia encontrar. Imaginação de criança.


Tinha também uma edícula, logo ao lado da entrada. Era lá onde nos reuniamos. Lembro papai chegando com a grande novidade: a chegada dos refrigerantes no Brasil. Sim POA foi a primeira cidade do Brasil a ter refrigerante. Era da PEPSI.


Outra lembrança recorrente é de um presente, acho que de Natal, um barco e um submarino. Sempre me lembro deles, da minha alegria fazendo-os navegar na bacia cheia de agua. Eu também tinha um cavalo de pau. Daqueles que são só uma cabeça montada em um cabo de vassouras. Eu uma vez deixei esse cavalo de pau pendurado no varal. Minha mãe passou e ele caiu na cabeça dela. Ela ficou furiosa e tentou me pegar para dar uma surra. Eu comecei a correr em volta da casa, que ficava em centro de terreno. Ficamos a tarde toda nessa corrida de gato e rato sem ela coseguir me pegar. Sorte minha que ela cansou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário