domingo, 9 de junho de 2013

Como a vinicultura chegou a França


Antiga região da Etrúria, na península 

Quando o assunto é vinhos, a França está no topo do mundo. Suas safras regionais, como Bordeaux, Borgonha, Rhône e Champagne, são imitadas por produtores ao redor do mundo. Mas, na comparação com outros países vinicultores, a França chegou tarde a este mercado. A vinificação começou nas montanhas Zagros, no norte do Irã, no sexto milênio aC, e depois se espalhou por todo o Oriente até chegar ao Mediterrâneo. Então, como e quando o conhecimento da vinificação chegou à França? Evidências descobertas por uma equipe liderada por Patrick McGovern, da Universidade da Pensilvânia, fornecem a resposta mais detalhada até agora.
As conclusões de McGovern e sua equipe, publicadas esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, são baseadas em análises de uma antiga plataforma de pedra para prensar alimentos e de diversas jarras grandes de barro, conhecidas como ânforas e encontradas no antigo porto de Lattara, no sul da França, perto da cidade moderna de Montpellier. Muitas das ânforas encontradas em Lattara têm um design autêntico que indica que foram feitas por volta de 500aC na cidade etrusca de Cisra, que hoje corresponde à cidade italiana Cerveteri.

Ao analisar os resíduos nessas ânforas, os pesquisadores constataram que elas eram usadas para o transporte de vinho resinado com pinheiros e aromatizada com ervas. Naufrágios etruscos ao longo da costa francesa indicam que tais ânforas estavam sendo importadas para a França a partir de cerca de 625aC. Mais notavelmente, a plataforma para pressionar alimentos encontrada em Lattara, que data de cerca de 425aC, também continha resíduo de ácido tartárico, indicando que ela foi usada para pressionar uvas.
Esta é a primeira evidência de vinificação já encontrada na França. A descoberta sugere que as pessoas que viviam na costa mediterrânea da França adquiriram um gosto por vinho dos comerciantes etruscos e estabeleceram sua própria indústria a partir de cerca de 500 aC, provavelmente usando videiras e conhecimentos trazidos da Etrúria.
McGovern observou que o porão de um navio etrusco que naufragou ao longo da costa do sul da França entre 515-475aC estava cheio de videiras, juntamente com ânforas do tipo encontrado em Lattara. Isto é consistente com a teoria de que as sementes do setor vinícola da França, que agora influenciam o mundo, chegaram por mar há 2.500 anos a partir da região central da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário